A adolescência é um dos períodos mais difíceis da nossa vida, tanto para o adolescente quanto para os pais. Muitos adolescentes desenvolvem sentimentos de inferioridade causados pela pressão dos colegas que ditam « regras » de como agir e se comportar. Para os pais, é extremamente difícil ver seus filhos adolescentes sofrerem de baixa auto-estima. O site Family Education explica que “a auto-estima não é um presente que você pode dar a seu filho, ela deve ser construída”. Como pai, você pode adotar algumas simples atitudes que ajudarão seu filho a desenvolver sua auto-estima, afinal, os primeiros anos de uma criança são a base de uma auto-estima positiva.
5) Expresse o orgulho que você sente do seu filho, lembrando-o de como você se sente feliz e orgulhoso por ser pai ou mãe dele. Fale positivamente sobre seu filho adolescente à pessoas importantes na vida dele, como professores, amigos e avós.
6) Nunca compare seu filho com outros adolescentes, como a velha frase: “Por que você não é/faz como ele?”. Se alguém fizer uma comparação desse tipo, diga ao seu filho que ele é especial e único do jeito que ele é – nada é pior para a auto-estima de um adolescente do que achar que todos os outros são melhores do que ele.
7) Certifique-se que as outras pessoas que se relacionam com seu filho reconheçam seus pontos positivos. Por exemplo, converse com os professores dele no começo do ano letivo e exponha os pontos fortes de seu filho. Essa atitude permitirá que hajam atitudes positivas da parte dos professores, ajudando o adolescente a reforçar esses seus pontos fortes.
8) Expresse verbalmente ao seu filho o quanto você o ama. Lembre-se de dizer isso mesmo quando ele falha ou comete um erro, depois de ter tido uma boa e longa conversa com seu filho.
Fonte: http://doutissima.com.br/2014/02/18/8-dicas-para-ajudar-seu-filho-adolescente-ter-mais-auto-estima-46645/